Calulu de carne seca? Conheça este prato

Hoje os idealizadores do blog “África pelo Mundo” publicam a receita do “calulu de carne seca”, um dos pratos mais famosos de Angola. Em viagem pelo território angolano, seja de Cabinda ao Cunene, do Mar Atlântico ao Leste você encontrará diferentes versões de calulu em todo e qualquer restaurante angolano, dada a popularidade do prato. Por sua versatilidade, é possível substituir a proteína, caso queira ver uma outra derivação da receita, leia o artigo: “Calulu de peito alto: faça em 50 minutos”, clique aqui: africapelomundo.com.br/calulu-de-peito-alto/ 

Para que seja possível a execução em 40 minutos, sugerimos que você veja também o artigo que consta aqui no canal, intitulado: “Carne seca: esqueceu de colocar de molho?”, link: africapelomundo.com.br/carne-seca/ assim você conseguirá rapidamente dessalgar a proteína. Venha conosco!

Ingredientes: Calulu de carne seca

-Azeite de dendê (fios)

-1 kg de carne seca

– 20 quiabos

– 1 pé de espinafre (retire somente a folha)

– 1 berinjela

– 2 tomates

– 1 cebola

– 4 dentes de alho

Pedaço de carne dessalgada

Modo de preparo: Calulu de carne seca

Primeiramente, com a carne dessalgada, em uma panela fria, coloque quatro fios de azeite de dendê. Em seguida, acenda o fogo da panela e acrescente o alho, imediatamente. Após, adicione a cebola após o alho fritar. No processo, não deixe o azeite de dendê queimar e mantenha a cebola transparente. Depois de colocar os temperos, ponha o tomate na panela e mexa por cinco minutos sem parar. 

Passado os cinco minutos, amasse o tomate, mas evite esmagar o alho e a cebola. Caso não goste da casca do tomate, este é o momento propício para retirá-lo com o garfo. Agora, adicione a berinjela. A envolva com os outros ingredientes e as amasse. Não permita que os ingredientes grudem na panela. Quando já estiver neste ponto, acrescente a carne seca. 

Neste ínterim, sugerimos que você experimente o gosto dos ingredientes e veja se precisa adicionar uma porção a mais de sal. Ao mesmo tempo, mexa bem toda a mistura e envolva a carne com tudo que estiver na panela. Então, também adicione no recipiente, as folhas frescas de espinafre e o quiabo, seja picado ou inteiro. Porém, antes de acrescentar o quiabo, retire suas pontas, coloque um copo de água de 350 ml e outros quatro fios de azeite de dendê. 

Durante o cozimento, mantenha os ingredientes em fogo médio por 30 minutos. Apenas mexa com cuidado para ver o sabor. Em seguida, em um copo, coloque amido de milho, uma colher de chá e um pouco de água. Coloque o líquido na panela e misture bem. Por fim, mantenha o fogo baixo por cinco minutos e em seguida, desligue. Sirva com funge de milho ou bombo.

Prato de calulu de carne seca

Veja o vídeo da receita:

Veja também este outro vídeo:

Os idealizadores do blog “África pelo mundo” também recomendam que você veja este vídeo: https://www.youtube.com/shorts/zFJbNp6WmQI

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique no aceite para continuar.