Calulu de peito alto, já ouviu falar? Venha conhecer este prato tradicional angolano, feito, neste caso, com corte bovino. Na aba “Saiba mais” você conhecerá outras modalidades deste mesmo prato.
Venha conosco!
Ingredientes: calulu de peito alto
– 1 Kg de peito alto bovino
– 3 tomates italianos
– 12 quiabos
– 4 dentes de alho
– 1 cebola
– Vinagre
– 1 limão
– 5 ml de vinho seco ou tinto (opcional)
– 5 ml de cerveja (opcional)
– 1 colher de chá de amido de milho
Modo de Preparo: calulu de peito alto
Primeiramente, limpe a carne, retirando todo o excesso de gordura. Em seguida, amasse os quatro dentes de alho com sal e tempere o pedaço já limpo. Escolha o vinagre ou o limão para também compor o tempero. Após esta etapa, deixe a carne descansar por cerca de 10 minutos.
Enquanto descansa, pegue uma tábua e pique em cubinhos a cebola. Em uma panela de pressão, ponha três fios de óleo. Coloque a cebola picada na panela e adicione um pouco de sal. Por fim, acrescente toda a carne e o caldo que estiver no recipiente.
Antes de fechar a panela, caso queira, adicione o vinho ou a cerveja. Trata-se de um ingrediente opcional, então tudo bem se você não almejar adicionar. Com o apito da panela, mantenha na pressão por 20 minutos. A partir da passagem deste tempo, abra a panela e adicione o tomate. Aguarde o retorno da pressão e cozinhe por mais 5 minutos.
Durante o processo, corte as pontas do quiabo ou os fatie ao meio, na horizontal, e os coloque cru na panela após os 5 minutos anteriores. Mantenha por mais 7 minutos na pressão. Caso deseje engrossar o caldo, acrescente a colher de chá de amido de milho. Com o término deste processo, o prato estará finalizado.
Neste caso, nós servimos com fungi de bombo, mas fique a vontade para servir com arroz e feijão, por exemplo.
Saiba Mais: conheça outros modos de fazer calulu
Ah, calulu, um pedaço de Angola em nossas cozinhas brasileiras. A receita que trouxemos hoje é a única, entre as várias modalidades de calulu, que não leva entre os ingredientes, azeite de dendê. Existem muitas variações deste prato na culinária angolana, além da versão feita com peito alto bovino, existem também: calulu de peixe fresco, calulu de peixe seco, calulu de frango e calulu de carne seca.
O chamado calulu de peixe fresco conta com o consumo de uma proteína retirada do mar e logo posta para cozinhar. Também é possível fazê-lo com um peixe comprado em mercados e levado para casa.
Já o calulu de peixe seco é feito a partir de uma proteína de quem o cozinheiro retirou as escamas e as vísceras e a partir de então, é posto para secar ao ar livre com sal. No fim do processo, a cor do peixe fica achocolatada.
Quando falamos do calulu de frango, saiba que ele pode ser feito com qualquer parte da ave, mas coxa e sobrecoxa são as mais recomendadas.
Por fim, mas não menos importante, temos o calulu de carne seca, versão popular do prato, mas também aquela que consideramos mais cara para ser feita em São Paulo, dado o preço do pedaço de carne seca nos mercados paulistanos.
Veja esta receita feita em vídeo
Confira também os posts anteriores
- Pará, viaje conosco em 5 minutos
- Ovo frito, como aprender a virá-lo na frigideira?
- Bolo gelado de liquidificador
- Contrafilé no purê de batata
- Empanado de frango no arroz e feijão
E você? Gostaria de experimentar as variadas modalidades do prato? Conte para nós.