Cozido de bacalhau: sugestão para a Páscoa

Neste post, trouxemos a receita de um cozido de bacalhau, feito com acréscimo de legumes. Na aba “Saiba mais” conheça um pouco mais a história da Páscoa, data que recomendamos para elaboração deste prato.

Venha conosco!

Cozido de bacalhau

Ingredientes: cozido de bacalhau

– 500g de Bacalhau

*deixe os pedaços de molho por dois dias, antes de iniciar a receita

– 8 ovos

– 8 batatas

– 2 cenouras

– 1 cabeça de brócolis

– 1 maço de couve

– 1 cabeça de repolho

– 1 cebola

– Azeite

* não composto

– Óleo de soja a gosto

Modo de preparo: cozido de bacalhau

Coloque os oito ovos para cozinhar, seja em uma panela ou caneca. Enquanto os ovos cozinham, pegue os pedaços de bacalhau, que precisam já estar de molho em água e ponha em uma panela para cozinhar por 20 minutos. Como consequência do contato com a água, todo o sal foi retirado, então acrescente sal e óleo de soja.

Pegue quatro folhas de couve, enrole e coloque em uma panela. Acrescente uma pitada de sal e um fio de óleo. Corte em pedaços a meia cabeça de repolho e dos brócolis, assim como corte a cebola.

Ponha as folhas e o legume em uma panela para cozinhar, também adicione sal, pelo mesmo tempo do peixe, ou seja, 20 minutos. Pique as duas cenouras e as oito batatas e coloque para cozinhar em outra panela, acrescente também sal e um fio de óleo de soja.

Coloque o bacalhau, os legumes e as verduras em uma travessa. Corte os oito ovos em rodelas e adicione no mesmo recipiente. Neste processo, acrescente mais sal e azeite. Sirva como prato principal em sua ceia.

Prato com o cozido de bacalhau

Saiba mais: Significados da Páscoa e ceia com bacalhau

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes para a comunidade cristã, dado que marca a ressurreição de Jesus Cristo, considerado no Cristianismo, filho de Deus. A data em si é comemorada após os 40 dias de Quaresma, momento em que Jesus Cristo ficou recluso em um deserto e foi logo após, crucificado.

A data marca um momento de renovação. No Brasil, é uma tradição a celebração do dia, que acontece no primeiro domingo após a primeira Lua cheia, momento que acontece no início do Outono. A data conta com forte simbolismo, sendo o coelho e os ovos, por exemplo, uma marca para celebrar, respectivamente, a fertilidade e o nascimento.

Em relação à ceia, que costuma estar presente nos lares brasileiros neste dia, é possível observar um cardápio que gira em torno tanto da tradição italiana, com feitura de macarrão ou lasanha, como também é possível observar a realização de cozidos como este que apresentamos na receita hoje, que conta com o bacalhau como elemento principal. Peixe este que chegou às casas brasileiras por influência da colonização portuguesa, local onde o consumo de bacalhau é expressivo.

E você? Quais seus principais rituais de Páscoa? Conte para nós nos comentários.

Confira também no blog

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique no aceite para continuar.