Limonada: veja a receita e faça em 5 minutos

Neste post, os idealizadores do blog “África pelo mundo” trazem uma receita caseira, que pode acompanhar qualquer prato ou mesmo um lanche de fim de tarde, no caso, falamos de uma simples limonada.

Na aba “Saiba mais” trouxemos algumas curiosidades sobre a fruta limão, o rei da receita de hoje. Venha conosco!

Ingredientes: limonada

– 2 limões

– Açúcar a gosto

– Água

Cesta com limões

Modo de Preparo: limonada

No primeiro momento, tire a casca do limão, em seguida, os corte em cubos. Coloque todos os pedaços no liquidificador. Acrescente uma forma de gelo e logo após, complete com água. Adicione açúcar a gosto. Para finalizar, coe após bater. Sugerimos servir gelado, logo depois coar.

Saiba mais: de onde vem o limão? Rei da receita de hoje?

A provável origem desta fruta é o continente asiático, tanto no que diz respeito ao limão, quanto no que se refere a sua irmã, a lima ácida. Para chegar até às Américas foi necessário o encontro havido entre colonizadores europeus e colonizados indígenas, tanto no Norte, quanto ao Sul do continente.

O limão misturado com rum, que permite hoje aos apreciadores a feitura do drinque chamado “mojito”, possibilitou aos navegadores que o consumiam durante o século XV e XVI, a não manifestação do escorbuto.

Esta doença é causada por deficiência no consumo de vitamina C e aterrorizou os navegadores no início da Modernidade, uma vez que como sintomas, constam sangramento nas gengivas, queda dos dentes, cansaço físico, dificuldade para cicatrização. reflexos físicos que em alto mar, na ausência de tratamento, levavam a perda dos marujos.

A percepção da causa da doença veio da associação entre: marinheiros que consumiam rum com limão não manifestavam escorbuto, já aqueles que não o ingeriam, tinham sintomas da doença. Foi daí que veio a primeira percepção: a doença escorbuto é causado pela ausência de vitamina C. Hoje, no mundo Contemporâneo, sabemos que a vitamina C pode ser ingerida em alimentos ácidos, como o limão, a tangerina e laranja, por exemplo. Na combinação com verduras escuras, inclusive permite a melhor absorção do ferro, elemento vital para que não manifestemos anemia.

O rei da receita que apresentamos neste post é então, além de uma deliciosa bebida, seja em formato de limonada, na ausência de álcool, ou em um drinque como o “mojito”, uma forma de ingerir vitamina C.

Limões cortados

Veja o vídeo da feitura da limonada

Veja os posts anteriores

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique no aceite para continuar.