Lasanha Vegetariana: já ouviu falar? Confira a receita

Hoje, confira aqui no nosso espaço a receita de uma lasanha vegetariana. A intençāo é adaptar a receita tradicional, feita com presunto ou carne moída para uma versāo que possa ser consumida, em sua integralidade, por pessoas que aderiram ao vegetarianismo.

Também convidamos ao consumo, todos que desejam experimentar um novo jeito de consumir lasanha. 

Logo abaixo, confira na aba “Saiba mais” a experiência de Bruna, vegetariana ovo-lacto entrevistada pelos idealizadores do blog: “África pelo mundo”. Venha conosco!

Lasanha vegetariana: uma pequena porção desta delícia para você em foto

Ingredientes: massa da lasanha vegetariana

– macarrāo para lasanha

*escolha o macarrāo de sua preferência 

– 300g de queijo prato

– queijo parmesāo a gosto

– ¼ de uma metade repolho

-azeite para a carne vegetariana

– páprica a gosto

– sal a gosto

– pimenta do reino a gosto

*a pimenta pode ser preta ou branca

Ingredientes: preparo da carne vegetariana

-1 cabeça de brócolis

-6 dentes de alho

-2 cenouras

-2 tomates italianos

-1 pé de alho poró

-1 cebola

-cebolinha a gosto 

-extrato de tomate

Lasanha vegetariana: Destaque para carne feita com legumes

Ingredientes: molho branco ou molho bechamel

-1 colher de sopa de margarina

-300 ml de leite

-40g de trigo

Modo de preparo: carne vegetariana

Primeiramente, pique o alho, assim como o brócolis e rale as cenouras. Coloque tudo no liquidificador e dê duas batidas. Em um recipiente, reserve. No mesmo liquidificador, ponha o tomate em pedaços, uma cebola e o alho poró, também picados. Em seguida, bata no liquidificador. Simultaneamente, em uma panela, coloque quatro fios de azeite. Acrescente a segunda mistura, mexa e adicione a primeira mistura. Logo após, ponha o molho de tomate. Como tempero, acrescente o sal, a pimenta do reino e a páprica nāo picante. Mantenha em fogo médio para nāo queimar, adicione a cebolinha e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Depois deste preparo, deixe descansar. 

Modo de preparo: molho branco ou bechamel

Coloque em uma panela a margarina. Quando derreter, adicione a farinha de trigo. Após incorporar toda a mistura, acrescente uma parte do leite e continue a mexer até as bolinhas da massa sumirem. Quando a massa estiver lisa, adicione o restante do leite e mantenha o movimento até que a massa fique sem rugas novamente. Adicione o sal e a pimenta do reino, seja ela preta ou branca. 

Mantenha no fogo até levantar fervura, mas ao longo do processo, nāo pare de mexer. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e continue a mexer, caso continuem as bolinhas, coloque no liquidificador. A partir deste processo, reserve o molho.

Modo de preparo: massa da lasanha vegetariana e montagem

Em um refratário, passe a primeira camada de molho branco ou bechamel. Cubra bem todos os cantos da travessa e em seguida, acrescente o macarrāo de lasanha cru. Ponha a primeira camada de carne vegetariana, determine a partir do seu gosto,  a grossura da camada. Tenha cuidado em colocar a carne no macarrāo, faça com calma, para que fique visualmente apetitoso. Por fim, adicione o queijo prato e cubra com o molho branco ou bechamel pela última vez.

Por fim, coloque no forno para assar e retire após 40 minutos. Sugerimos que sirva quente. Bom apetite!

Lasanha vegetariana finalizada

Saiba mais: lasanha vegetariana, a experiência de uma entrevistada

O consumo de carne costuma ser valorizado em solo nacional. Quem nunca ouviu a expressāo: mas você nāo vai comer nada? E quando olhamos para o prato, encontramos arroz e feijāo. 

Esta associaçāo entre: “carne e o conceito: comida” é bastante comum em um país onde a produçāo da pecuária é vista como um grande negócio. 

No entanto, para aqueles que optam pelo estilo de vida vegetariano, seja para defesa do meio ambiente ou por conta do carinho mantido com o mundo animal, há outras possibilidades para consumo de alimentos. 

Para Bruna, 31 anos, vegetariana ovo-lacto há uma década, entrevistada pelos idealizadores do blog “África pelo mundo”, o vegetarianismo abriu portas para que ela conhecesse outras combinações de sabores, possíveis através do consumo de legumes, grãos e vegetais. Ela destaca principalmente folhas escuras, responsáveis, junto com a combinaçāo de vitamina C, pela possibilidade da melhor absorçāo de ferro. 

De acordo com ela, a ausência de carne no prato permite a procura por outros alimentos e temperos, assim como outras possibilidades gastronômicas. Defensora assídua de uma convivência tranquila com os consumidores de carne, a moça argumenta que a própria diminuiçāo do consumo de alimentos derivados da vida animal, sem que seja feita a total exclusāo da carne e , já é um jeito interessante de contribuir com a causa animal. 

E você? Gostaria de conhecer melhor o vegetarianismo ovo-lacto e o veganismo? Deixe seu comentário.

Veja abaixo o vídeo desta receita

Confira também os outros posts do blog

 

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique no aceite para continuar.