Bateu aquela fome e você lembrou daquele hambúrguer que contrasta com o gosto azedinho dos picles de pepino? Hoje no blog: “África pelo mundo” você pode conferir a receita para produzir teu próprio picles. Na aba “Saiba mais”, depois do passo a passo, você pode conhecer alguns dados sobre nosso queridinho verde. Venha conosco!
Ingredientes
– 2 pepinos japoneses
*é possível usar outros tipos de pepino
– 1 copo de 200 ml de vinagre de maçã
*podemos usar outros tipos de vinagre, exceto: vinagre tinto
– 1 copo de 200 ml de açúcar demerara
*é aceito também o uso de açúcar refinado cristal
– 1 colher de sopa e meia de grãos de mostarda
– 1 colher de sopa de gengibre em pó
– 1 colher e meia de pimenta do reino branca ou preta
*grão ou em pó
Modo de preparo: picles
Primeiramente, lave bem os pepinos, de preferência com kit desinfetante. Contudo, caso não possua estes itens, use água corrente. Em seguida, corte os pepinos em rodelas, tiras ou meia lua finas. Após, coloque os pepinos em uma tigela e acrescente a medida de meia mão de sal. Deixe desidratar por 2h. Passado este tempo, tire a água e lave o pepino em água corrente.
Deixe o pepino de lado e acrescente o vinagre em uma panela com fogo médio. Adicione o copo de açúcar na mistura, assim como os demais ingredientes: mostarda, pimenta do reino e gengibre, mexa até o açúcar sumir por inteiro. Espere levantar fervura, acrescente o pepino e apague o fogo. Enquanto a mistura descansa, esterilize um frasco de vidro com água quente, faça o mesmo processo de higienização com a tampa, o recipiente precisa ser fechado. Retire a água quente do pote, coloque o vidro para secar de cabeça para baixo e em local arejado.
É necessário o armazenamento do pepino em vidro, dado que em recipiente de plástico, os picles não serão conservados de forma eficaz e estragarão. A partir deste processo, coloque toda a mistura dentro no pote e tampe. Deixe descansar, quanto mais tempo de conserva, melhor.
Recomendamos deixar descansar por 4h. Sugerimos que os picles sejam servidos com hambúrgueres, canapés e com o que mais você desejar, bom apetite!
Saiba mais
O famoso picles, com seu tradicional gosto azedinho pode ter como legume principal, diferentes opções: pepino, pimentão, cenoura e couve-flor, por exemplo. O que conta neste caso é o jeito de fazer a conserva, que é feita com sal e vinagre. O método permite a maior conservação dos legumes, que habitualmente são conhecidos por serem alimentos altamente perecíveis.
A origem do picles é incerta, mas o alimento é citado por William Shakespeare, na peça “A Tempestade”, como sendo um alimento feito com base em uma salmoura, o que indica a presença de tal receita na Inglaterra shakespeareana, própria do século XVII. Porém, independentemente do local de criação, fato é que o hábito de consumir picles em lanches, bem como nas refeições elaboradas nos lares e restaurantes brasileiros é uma realidade nos dias de hoje. Seja no fast food ou no almoço de domingo, os picles habitam atualmente nosso imaginário alimentício.
E você? Curte picles? Deixe seu comentário abaixo.
Venha conferir em vídeo, como fazer esta receita:
Confira também:
- Pará, viaje conosco em 5 minutos
- Ovo frito, como aprender a virá-lo na frigideira?
- Bolo gelado de liquidificador
- Contrafilé no purê de batata
- Empanado de frango no arroz e feijão