Café e indústria: tem relação? Venha conhecer

Em um primeiro momento, 5 horas da manhā, toca o despertador. Você acorda e pensa: socorro, já tocou! O melhor é levantar e partir para o trabalho. Você lembra dos boletos a serem pagos, recorda que deseja fazer aquela viagem no fim do ano, pensa até nos filhos que almeja ter um dia e concorda: Com as contas em dia, os outros planos ficam mais palpáveis. No próximo passo, conformada, você levanta. Lembra então de passar um café.

Ah! Café, a bebida dos deuses, você ama! Na sua rotina, o consumo do café está presente no início do dia, no fim de tarde, quando termina o expediente e também em encontros com pessoas queridas, enfim, tudo é motivo para que você almeje tomar o bom e velho café. 

A partir do relato, comum aqui no Brasil e Angola, os idealizadores do blog “África pelo mundo” decidiram escrever um artigo para conferir protagonismo para a bebida que tanto está presente no nosso cotidiano. Venha conosco e se quiser e puder, traga uma xícara de café enquanto lê. 

Quer uma xícara de café? Aqui temos uma xícara com os grãos

Café, localize a origem no mapa

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o café tem origem no continente africano, na região apelidada de “chifre da África”, mais precisamente, no território conhecido hoje como sendo a Etiópia. O caminho que trouxe o grão para o continente americano teve início na Modernidade, momento iniciado no século XVI, quando ocorreu a expansão territorial europeia. 

Mapa do continente africano, inserida em um globo

Neste contexto, ocorreu o encontro de uma pluralidade de sociedades indígenas com europeus, em 1492, de origem espanhola e em 1500, os portugueses aportaram na regiāo conhecida hoje como sendo a Bahia. Com o estabelecimento do processo de colonizaçāo ibérico, também foram trazidos para o nosso continente, pessoas escravizadas, advindas de inúmeros locais do continente africano. 

Após este encontro de variadas culturas, que pressupôs doses elevadas de exploração de indígenas e africanos, foi possível o intercâmbio alimentício. Para a Europa foram levados da América: milho, cacau, abóbora, mandioca. Já da África para as Américas, por meio da intervenção europeia, veio o café, que hoje chega nas nossas mesas, nos escritórios de trabalho e em lugares específicos, onde a bebida é comercializada. 

E o café no Brasil

A bebida que é o foco do texto de hoje foi amplamente plantada na regiāo do Vale do Paraíba fluminense, principalmente em meados do século XIX, sendo levada para o chamado Oeste Paulista, local onde se desenvolveu em cidades como Campinas e Taubaté. Ainda hoje, em tais lugares, temos a produçāo dos grāos de café em tais lugares. 

Bebida e Revolução Industrial, como assim?

Mas quando o café tornou-se o energético que conhecemos hoje? Já que, no geral, trata-se de um líquido consumido para espantar o sono? Esta função se deu durante a Revolução Industrial, momento histórico em que a carga horária de trabalho deixou de estar no controle dos trabalhadores e passou para a administração dos patrões. Agora, aqueles que não detinham meios de produção precisavam vender sua força de trabalho numa quantidade de horas expressiva. Para tanto, ingeriam café. 

Ah, o bom e velho cafezinho, sempre esteve atrelado ao mundo do trabalho.

Veja os posts anteriores

E você? Gosta de café? Deixe seu comentário. 

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique no aceite para continuar.