Ah, vinho e cerveja! Venha conhecer a história

O ponto de partida foi acordar e perceber: sábado. Dia quente, com promessa de noite fresca ao ar livre. Você marcou com seus amigos e seu crush uma saída para trocarem algumas ideias, dançar e beber. No bar, com música ao vivo, surge uma discussão acalorada sobre qual seria a bebida mais gostosa: vinho ou cerveja? O grupo se dividiu entre os amantes do bom e velho derivado da uva e daqueles que adoram a bebida produzida com cevada.

Ah, vinho!

A partir do debate, comum entre amigos no Brasil, os idealizadores do blog “África pelo mundo” trazem este artigo com o objetivo de demonstrar que esta conversa tem também um fundo histórico.

A tradição do consumo de vinho e cerveja, de onde vem?

Se você quer saber um pouco mais do porquê vinho e cerveja chegaram as mesas dos bares e lares brasileiros e angolanos, venha conosco!

Primeiramente, é importante saber que vinho e cerveja são bebidas cujos consumidores se encontraram em um tempo histórico específico, no caso em um momento de enfraquecimento do Império Romano do Ocidente, no século V d.C. O vinho é uma bebida tradicionalmente consumida entre os povos latinos, produzida a partir de diferentes espécies de uva, foi integrada tanto no campo mitológico, quanto religioso nesta cultura.

Mitologia: deus Baco e deus Dionísio

Na mitologia observamos deuses como Baco e Dionísio, considerados, respectivamente, em Roma e na Grécia, deuses do vinho. Já no Cristianismo, religião monoteísta originada no fim do Império Romano, a bebida encontra-se presente no ritual da eucaristia, sendo associada ao sangue de Jesus Cristo.

Portanto, a tradição de seu consumo estava fortemente enraizada no interior da sociedade romana quando variados povos germânicos invadiram a Europa e tomaram a capital, Roma, iniciando o período que conhecemos como sendo a Idade Média.

Com o encontro entre as duas tradições ocorreu também uma troca cultural, em que os povos latinos puderam conhecer a cerveja, consumida entre os germânicos. Foi neste momento que a boa gelada chegou ao Ocidente europeu.

Ah, cerveja!

Por fim, onde nós brasileiros e angolanos chegamos nesta história? Por meio da colonização portuguesa, o território que hoje conhecemos como Brasil e Angola receberam, no contato, o vinho e a cerveja, que tanto agradam o paladar das pessoas que apreciam a bebida alcóolica derivada das uvas e da cevada.

Veja os outros posts do blog

E você? Neste debate, você defende quem? O vinho ou a cerveja? Deixe seu comentário.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique no aceite para continuar.