Tendo em vista que o cheddar costuma ser um queijo querido pelas pessoas que amam hambúrgueres e batata frita, hoje apresentamos para vocês a receita do creme feito a partir do indistinguível queijo alaranjado.
Para fazer o creme de cheddar, é necessário o uso de cinco ingredientes, além dos temperos, sal e pimenta. Em seguida, você poderá conhecer um pouco mais a história deste queijo e descobrirá o motivo de nos “ingredientes”, constar a expressão: “cheddar vegetal/radioativo”.
Venha conosco:
Ingredientes
– 50g de queijo cheddar
– 50g de cheddar vegetal/radioativo
– 40g de farinha de trigo
– 3 colheres de sopa de margarina ou manteiga
– 500 ml de leite
– Sal a gosto
– Pimenta a gosto
* recomendamos o uso de plástico filme em uma das etapas do processo
Modo de preparo: creme de cheddar
Em uma panela, coloque as 03 colheres de manteiga ou margarina. Para que a mistura derreta, mantenha em fogo médio para não queimar. Em seguida à diluição, acrescente as 40g de farinha de trigo.
Simultaneamente, mexa a mistura na panela até adquirir a cor dourada e comece a adicionar os 500 ml de leite aos poucos. Quando acabar o acréscimo do leite, não deixe ferver, continue a mexer. Agora corte o cheddar em cubos pequenos e o adicione na panela. Coloque também o cheddar vegetal/radioativo, que no geral é uma pasta. Misture com intensidade os queijos, até que dilua plenamente. Antes de colocar a mistura no recipiente, abaixe o fogo. Mexa bastante até os pedaços de queijo sumirem e ocorrer a fixação da cor. Para conclusão deste processo, não pare de mexer, caso contrário, a mistura irá grudar na panela. Mantenha o fogo baixo. Após derreter todo o conteúdo sólido, veja se restou algum gomo.
Espere esfriar e coloque no liquidificador. Bata por pelo menos 01 minuto. Com a passagem deste tempo, devolva a mistura para a panela e a cubra com plástico filme. Não esqueça de posicionar a cobertura rente ao creme de cheddar. Lembre-se de cobri-la, caso contrário, na mistura será criada uma película. Aguarde por 1h, quando estiver frio, coloque em uma bisnaga ou pote para aplicar onde você quiser.
Recomendamos que acrescente a mistura em hambúrgueres, batata, batata com bacon, macarrão e em qualquer outro prato que você quiser.
Saiba mais: creme de cheddar: da Inglaterra para a versão radioativa
Quem nunca olhou para o queijo cheddar, costumeiramente alaranjado, e salivou pensando no gosto dele? Enquanto a água na boca se apresenta, na nossa cabeça também aparece o dilema: será que hoje rompo com a dieta e me permito consumir fast food?
Habitualmente aplicado em alimentos calóricos, como hambúrgueres e batatas fritas, o cheddar tem origem inglesa, mas se destacou no nosso olhar principalmente a partir da disseminação da cultura estadunidense, comumente conhecida pelo consumo de alimentos ultraprocessados.
Quando na indústria alimentícia algo é processado para consumo, torna-se difícil para nós consumidores distinguir a origem daquele alimento, consequência dos acréscimos de emulsificantes, açúcares, corantes e aromatizantes, que modificam a estrutura prévia de um ingrediente in natura.
Como exemplo deste processo, consta o centro da receita de hoje, o cheddar, que ganhou neste post uma versão conhecida como “radioativa”, formado a partir, principalmente de gordura vegetal, amido e aroma de cheddar. Com brincadeira a parte, a menção à energia nuclear é uma mostra da quantidade de elementos adicionados ao produto feito a partir do leite de vaca.
Acima de tudo, salientamos como o cheddar e o creme feito a partir dele são saborosos. Comente conosco: o que achou da receita?
Creme de cheddar: confira o modo de preparo no vídeo
Feijoada vegetariana: Confira também nesta página
- Pará, viaje conosco em 5 minutosPrimeiramente, os idealizadores do blog “África pelo Mundo” defendem que a gastronomia é uma porta de entrada que nos permite conhecer outras formas de existência. Segundo, nossa proposta é que vocês, nossos leitores, possam viajar conosco por meio das receitas. Para isso, nossa porta de entrada é o estado do Pará. Com este objetivo, hoje… Leia mais: Pará, viaje conosco em 5 minutos
- Ovo frito, como aprender a virá-lo na frigideira?Hoje você verá uma dica de cozinha preciosa, daquelas que pode te fazer conquistar a crush. Primeiramente, saiba que você aprenderá a virar o ovo frito inteiro na frigideira em um ângulo de 360°, sem quebrá-lo, como se você fosse um chefe de cozinha. Venha conosco! Quero impressionar, mas o que posso fazer? Por exemplo, talvez… Leia mais: Ovo frito, como aprender a virá-lo na frigideira?
- Bolo gelado de liquidificadorPrimeiro, você acorda em um dia ensolarado de sábado. Logo em seguida, você lembra que está de folga do trabalho e bateu, no café da manhã, uma vontade enorme de comer algo doce. Então você lembra que alguns amigos virão te visitar à tarde. Imediatamente você pensa: Que tal fazer uma receita simples para vocês… Leia mais: Bolo gelado de liquidificador
- Contrafilé no purê de batataSexta-feira a noite. Você vai quer sair com aquela pessoa especial, mas a data do pagamento está distante para convidá-la para sair, mesmo que seja para dividir a conta. Você lembra então dos seus dotes culinários e fica pensando em uma receita. Primeiro, você cogita a hipótese de propor um simples cachorro-quente, mas você almeja… Leia mais: Contrafilé no purê de batata
- Empanado de frango no arroz e feijãoPrimeiramente, que o cotidiano te seja saboroso Empanado de frango no arroz e feijão? Por quê? Cozinhar, ato prazeroso, mas que no dia a dia pode se tornar mais uma tarefa quando nos perguntamos: primeiro, o que vou cozinhar hoje? Segundo, tenho tempo para pensar no preparo prévio dos alimentos, nos minutos que vou gastar… Leia mais: Empanado de frango no arroz e feijão