Ah, pudim de leite condensado, uma delícia. Hoje trazemos aqui no blog “África pelo mundo” a receita de um pudim, doce que ganha os lares brasileiros e angolanos em datas comemorativas. Na aba “Saiba mais” constam algumas informações curiosas sobre este doce.
Venha conosco!
Ingredientes: pudim de leite condensado
– 5 ovos
– 1 lata de leite condensado
* preferencialmente, use leite condensado Moça
– 200 ml de leite
– Açúcar a gosto
– Papel alumínio
Modo de Preparo: pudim de leite condensado
Quebre separadamente em um recipiente, os cinco ovos. Sugerimos que o faça um a um para evitar estragar os demais caso algum ovo não esteja no ponto. Após quebrá-los, coloque no liquidificador. Adicione também no liquidificador, toda a lata de leite condensado. Usando a mesma medida da lata, acrescente os 200 ml de leite e bata a mistura por cerca de cinco minutos.
Enquanto o doce bate no liquidificador, ponha açúcar no fundo de uma travessa até cobrir toda a camada inferior do recipiente. A intenção é fazer o caramelo. Com este objetivo, deixe o fogo baixo e espere o açúcar derreter até formar um líquido com cor amarronzada. Após adquirir esta cor, desligue o fogo para que não queime.
Em uma outra travessa, maior do que aquela onde você colocou o caramelo, ponha água e em cima do líquido, coloque a vasilha onde o açúcar foi derretido. Nesta última, adicione a mistura do liquidificador. Sugerimos cobrir o recipiente com papel alumínio, para ajudar na retenção de caloria. Por fim, ponha para assar no forno por 1 hora e 40 minutos. Sirva frio.
Saiba mais: pudim de leite condensado, um doce para suas comemorações
Quem nunca esteve em um churrasco ou ceia de Natal e após comer os pratos principais, pensou: hum, queria um doce. É nestas ocasiões que o pudim de leite condensado costuma estar presente nas cozinhas brasileiras e angolanas. Com poucos ingredientes e em um tempo hábil, a receita do pudim torna-se uma opção para aqueles que almejam ter um doce como sobremesa.
Existem variações da receita, aqui no blog “África pelo mundo” apresentamos neste post, a variação que deriva da adição de leite condensado. No entanto, aqui no Brasil também são conhecidos o pudim de pão, feito com pedaços de pão francês amanhecido, ou seja, do dia anterior e também nos é familiar, o pudim de coco.
A origem da receita trás muitas dúvidas entre os admiradores do doce, mas consta entre os portugueses a maior campanha para criação, que teoricamente foi feita por um abade em um mosteiro e somente foi descoberta após seu falecimento. Aqui no Brasil, o primeiro registro escrito de uma receita de pudim foi feita no século XIX, em uma publicação feita sob o título: “O cozinheiro imperial”, que data de 1840. Na época ainda não existia o famoso leite condensado, então a receita era feita com nata do leite de vaca.
Seja uma receita portuguesa ou não, o importante é celebrarmos a cada encontro, a criação coletiva desta receita, que em qualquer uma das variações, é responsável por nos dar água na boca.
E você? Gosta de pudim? Deixe seu comentário.
Confira os outros post:
- Pará, viaje conosco em 5 minutos
- Ovo frito, como aprender a virá-lo na frigideira?
- Bolo gelado de liquidificador
- Contrafilé no purê de batata
- Empanado de frango no arroz e feijão