Rabanada: doce saboroso, para Páscoa

Primeiramente, a grana está curta? E você gosta de cozinhar? Almeja comemorar a Páscoa com as pessoas que você ama? Então você está precisando de uma receita barata e fácil para esta e outras datas comemorativas? Ou mesmo para o dia a dia? Assim, trouxemos para vocês hoje a receita da rabanada. Na aba “Saiba mais”, conheça um pouco a história deste doce. Venha conosco!

Ingredientes: rabanada

– Pāo envelhecido: cerca de 4 ou 5 dias em casa

*preferencialmente, também é possível fazer a receita com pão fresco

– 5 pāes franceses

– 8 ovos

– 500 ml de leite

– 40g de Açúcar

– 15g de Canela

– Óleo de soja: suficiente para 

– Papel toalha

Rabanada: pedaços com fruta

Modo de preparo: rabanada

Como primeiro passo, pique os pāes. Depois, pegue os ovos, quebre um a um, em separado e reserve em uma vasilha funda. Os idealizadores do blog “África pelo mundo” sugerem que os ovos sejam abertos desta forma para evitar que um único ovo estragado possa contaminar todos os demais. Após estas ações, coloque em um recipiente fundo, os 500 ml de leite.

Ao mesmo tempo, em uma frigideira, acrescente óleo e o deixe esquentar em fogo abaixo. Pegue pedaço por pedaço de pāo e mergulhe no leite, assim como, em seguida, passe no o pāo, já embebido do líquido, o ovo. Por fim, ponha para fritar na frigideira. Evite que os pedaços de pāo se sobreponham na frigideira. Quando dourar, vire cada pedaço, até que eles adquiram uma coloraçāo amarronzada. Cuidado para que nāo queime.

Depois de frito, retire do fogo e coloque os pedaços em uma travessa com papel toalha. O objetivo é que o papel absorva parte da gordura. Em outra vasilha, adicione açúcar e canela. Passe cada pedaço nesta mistura e volte cada um para a vasilha que contém papel toalha. Sugerimos que você sirva a rabanada quente. Caso o prato não seja finalizado na refeiçāo, sugerimos guardar na geladeira. 

Rabanada: pedaços em formato triangular

Saiba mais: E de onde vem este doce?

A origem da rabanada é incerta, mas tradicionalmente, o doce costuma estar presente nas cozinhas portuguesas e italianas em comemorações como o Natal e a Páscoa. Por conter poucos ingredientes, a rabanada é também pode ser considerada uma receita econômica, feita com itens presentes em nosso cotidiano, no caso, leite e pão.

Um dos indícios que apontam para a origem do prato, consiste inclusive na própria necessidade de conferir uma finalidade para aquele pão que sobrou do dia anterior e que ficou endurecido ou murcho para o consumo habitual, feito com margarina ou outro recheio nos cafés da manhã e tarde.

Confira também os posts anteriores

E você? Gosta de rabanada? Deixe seu comentário.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Clique no aceite para continuar.